top of page

Strigoi X Vampiros: Entenda a diferença


anastacia gabriela carvalho

Strigois:


Strigoi é uma criatura parte do folclore romeno, mais conhecidas como almas atormentadas que saem dos túmulos para assustar as pessoas e se alimentam da vitalidade dos vivos através do escoamento do sangue. Strigoi pode ser também pessoas vivas com poderes sobrenaturais, mágicos. Em algumas culturas, um strigoi pode ser considerado sinônimo de Poltergeist.

Na Romênia, os Strigois são vistos como vampiros imortais e as lendas de seus aparecimentos normalmente tem ligação com a morte de uma pessoa que foi má durante a vida, ao morrer, essa pessoa ganha a chance de voltar a viver, seu corpo sai do túmulo e passa a assombrar seus entes queridos, se alimentando da vitalidade deles, quando não há mais familiares, os strigois passam a se alimentar de pessoas desconhecidas, adquirindo ao longo do tempo mais poder.

Os strigois podem ser bruxos e imortais ao mesmo tempo, conforme vão ficando mais velhos adquirem habilidades como invisibilidade e podem-se se transformar em outras criaturas noturnas como morcegos, corujas, lobos, etc.

Não há ligação entre o strigoi e a alergia ao sol, como na lenda dos vampiros. O que se sabe é que por se tratar normalmente de aparições sobrenaturais, são vistos comumente à noite. Em algumas regiões da Romênia, os túmulos possuem estacas de madeira cravadas em suas extremidades e outra onde seria o coração do falecido.

Nesse país, há uma crença muito presente e viva da existência desses seres, por isso, até os dias atuais, túmulos com essas características podem ser vistos nas cidades do interior e nas proximidades da capital, Bucareste. De acordo com a lenda, existe apenas um jeito de matar um strigoi: arrancando o seu coração e queimando-o, ao contrário, essa criatura viverá para sempre.

Strigoi tem forte ligação com os lobisomens em algumas regiões, eles também podem enxergar a noite sem auxilio da luz, serem extremamente rápidos e ouvir muitas vezes melhor. Não há relatos de strigoi se alimentando de animais, ele apenas sobrevive sugando a vitalidade do ser humano através do sangue. O Strigoi pode transformar outra pessoa, no caso viva, através da mordida ou nascimento de uma criança fruto de uma relação com um humano e strigoi, um bruxo também pode se transformar, adquirindo várias outras denominações além de Strigoi, e a forma mais comum é a morte de uma pessoa ruim, que ganha a chance de permanecer para sempre na terra, como maldição.


Vampiros:


Lenda que tem sua origem marcada na Europa, porém, vários são os povos e civilizações antigas que possuem crenças da existência desses seres. O termo “vampiro” teve origem na Europa em meados do século XVIII.

Em um período antes, durante e depois da Idade Média, é que a figura do vampiro passou a causar medo entre a população, principalmente com a Peste Negra e outras doenças que teve suas causas atribuídas as praticas consideradas “pagãs” pela Igreja Católica na época. Além de bruxas, acreditava-se que vampiros poderiam ser o motivo do surgimento de várias doenças e explicações para vários outros acontecimentos, por isso, muitos foram mortos.

O vampiro não pode sair ao sol, não pode pisar em solo sagrado, como Igrejas e outras lendas, diz que ele não pode entrar em uma residência sem ser convidado, além da alergia ao alho, água benta, crucifixos, cruzes e objetos abençoados. O vampiro é considerado ser imortal, se alimenta de sangue para sobreviver, seja humano ou animal, de acordo com variações mais recentes da lenda. Ele possui super-habilidades, como ter todos os seus sentidos ampliados, podendo ouvir vezes mais, correr mais rápido, super forte, enxergar mais longe, etc. Diferente do Strigoi, a forma mais comum de se matar um vampiro é com uma estaca de madeira no coração e queimando-o. O vampiro pode transformar outra pessoa se apenas a morder e não matar, e pessoas que se tornaram pagãs no sentido de ir contra as leis de Deus estabelecidas pela Igreja, se transformando em vampiro como maldição de sua blasfêmia/pecado. Além disso, há também a possibilidade de se passar a maldição pelo sangue através do nascimento, sendo de uma gravidez por mulher humana ou vampiro também.

Recentemente, outra história afirma que o sangue de vampiro possui efeito curativo e que se um humano ingerir esse sangue e em seguida morrer, ressuscita em estado de transição, em que precisa se alimentar de sangue humano para se tornar definitivamente um vampiro e que os mesmo são estéreis e não podem praticar magia, outras afirmar que estes não saem ao sol devido a pigmentação da pele, que brilha.

FOLLOW ME

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black YouTube Icon

STAY UPDATED

POPULAR POSTS

TAGS

Nenhum tag.
bottom of page